30% dos brasileiros endividados não sabem o valor de suas dívidas

Crise econômica e falta de educação financeira contribuem para o não pagamento de produtos e serviços

“Devo não nego. Pago quando puder”. O velho ditado ganhou uma nova versão: “devo não nego. Mas, quanto é mesmo?”. Pesquisa feita pelo Instituto Geoc, publicada na última semana, mostra que 30% dos brasileiros que estão inadimplentes nem sabem qual o valor total de suas dívidas. E, não para por aí: 5% deles não têm ideia para quem estão devendo e não têm planos para renegociar suas dívidas.

O presidente do Geoc, Jefferson Frauches Viana, alerta para a falta de educação financeira do brasileiro. “Na hora de comprar é tudo lindo, prestações a perder vista, etc. O problema é que o consumidor esquece-se de adequar seu orçamento à compra de um novo produto, como um carro, por exemplo”, ressalta. “Ele esquece que tem IPVA, tem o seguro, a manutenção, etc.”, lembra.

O momento econômico também influencia no comportamento dos consumidores. Muitas pessoas acabam perdendo o emprego, outras vêem seu poder de compra diminuído com a inflação, etc. Então, tem-se um ciclo que envolve toda cadeia econômica. O João não consegue pagar as prestações do carro para o banco, o banco com menos dinheiro em caixa dificulta a concessão de crédito para as fábricas, estas sem margem para investir, acabam demitindo seus funcionários que irão engrossar o time das pessoas que não conseguem honrar seus compromissos financeiros.

 

(Matéria elaborada a partir de conteúdo da EBC publicado aqui)

Tags: Brasil brasileiros dinheiro dívidas finanças

Veja mais