4 Hábitos posturais que prejudicam a coluna

Fisioterapeuta explica como alguns movimentos executados de maneira errada pode trazer problemas com o passar dos anos

Problemas na coluna tais como lombalgia, hérnia e escoliose geralmente são resultados de posturas erradas em atividades cotidianas e também de alguns hábitos adotados ao longo da vida. A fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia, Patrícia Prieto, explica que outro grande problema que contribui para o surgimento de problemas cervicais é o vício postural. “Com o passar dos anos, as pessoas acabam criando hábitos que acarretam em um desequilíbrio postural e, consequentemente, lesões em todo tronco. Por exemplo, cruzar a perna sempre para o mesmo lado ao sentar, carregar a bolsa no mesmo ombro, entre outros”.

De acordo com a fisioterapeuta, é preciso desenvolver consciência corporal a partir de atividades físicas diárias. “É possível ir corrigindo a postura a partir de um simples alongamento em casa mesmo, além de praticar exercícios, principalmente os de baixo impacto, como hidroginástica, pilates e yoga. Mas se as dores forem intensas e frequentes elas precisam ser investigadas por um especialista”, explica.

Conheça os principais hábitos que prejudicam a coluna:

1. Mochila ou bolsa muito pesada:
Segundo a especialista, o peso é uma das piores coisas para a coluna e por isso, deve-se tomar muito cuidado ao usar mochilas ou bolsas. No caso das mochilas, elas devem estar sempre apoiadas nos dois ombros e com as alças bem ajustadas às costas. De outra forma o peso fica desequilibrado empurrando um dos ombros mais para baixo e deixando o quadril torto. O peso máximo  de uma mochila deve ser equivalente a 10% do peso da pessoa que irá carregá-la. Já com a bolsa, o ideal é dar preferência aos modelos com alça transversal para equilibrar o peso nas duas partes do corpo, mas se for utilizá-la em apenas um ombro evite as que sejam muito grandes.

2. Cruzar as pernas
Hábito comum entre homens e mulheres, cruzar as pernas prejudica a postura pois cria um desnível do quadril e faz com que a coluna lombar fique inclinada. O ideal é sentar-se com as pernas entreabertas com os dois pés apoiados no chão e a coluna reta.

3. Salto alto
Pietro explica que o uso constante de salto pode trazer malefícios não apenas para a coluna, mas também lesões nos pés e tornozelos. Isso acontece porque o salto altera o centro de gravidade do corpo para frente e para compensar é necessário empinar os glúteos, provocando um aumento da lordose, entorse do tornozelo, tendinite, entre outros problemas. De acordo com o fisioterapeuta,  o salto ideal para se usar no dia a dia deve ser o de formato quadrado e ter, no máximo, três centímetros permitindo que o peso do corpo fique distribuído igualmente, o que evita o aumento da pressão no antepé.

4. Usando o computador
Outro hábito que impacta milhões de brasileiros diariamente é a postura incorreta ao utilizar o computador. Ao fazer o uso, o ideal é que os antebraços estejam apoiados na mesa de trabalho e é importante evitar torções de corpo inteiro. Neste caso, o ideal é usar cadeiras que girem com facilidade e assim manter a coluna ereta.

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