47% ignoram sintomas do câncer de próstata

Medo de falar sobre o assunto dificulta cura

Uma recente pesquisa realizada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês) revelou dados preocupantes sobre a saúde masculina. O estudo afirma que 47% dos homens com câncer de próstata em estágio avançado desconhecem estar doentes e não dão importância aos principais sintomas da doença.

A fase inicial da patologia é silenciosa e só pode ser percebida por meio de exames de rastreamento. Por não estarem sentido dores ou mal estar, os homens não percebem a evolução do câncer, diminuindo consideravelmente as chances de cura. A pesquisa realizada pelo IPCC assistiu cerca de 900 pacientes, 360 cuidadores de 10 países e é considerada a maior já realizada em homens com câncer de próstata.

Segundo o estudo, os sintomas mais frequentes são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%), dificuldade para dormir (62%) e incontinência urinária. Por não serem específicos, os pacientes apresentam dificuldade em identificá-los como sintomas da doença.

O foco do estudo é o medo que os homens sentem em contar aos médicos as mudanças e incômodos que começam a perceber no corpo. A pesquisa explica que 34% dos participantes se sentem fracos por falar da sua dor; 38% dizem que "é difícil falar da dor na qual estão imersos"; 57% acreditam que "a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender a conviver"; e 59% afirmam que "não sabem se a dor está relacionada ao câncer". Segundo o estudo, essa atitude do homem de esconder ou negar a dor é comum em outros tipos de câncer.

Especialistas afirmam que a carga cultural pesa muito e acaba atrapalhando no diagnóstico do câncer já que os homens ficam constrangidos em assumir os sintomas. É recomendável que a pessoa que acompanha o paciente no dia a dia e percebe como os sintomas afetam a vida do homem o acompanhem nas consultas para que ajude na quebra desse bloqueio. No Brasil, a estimativa é que surjam 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O Site Men Who Speak Up é um guia educativo produzido também pelos responsáveis pelo estudo para ajudar na conscientização masculina.

Com informações do El pais

Tags: câncer de próstata Novembro Azul qualidade de vida saúde saúde do homem