7 bons motivos para começar a correr

Listamos alguns benefícios do esporte que ganhou o coração dos brasileiros

Não dá pra precisar quando, mas, de uns anos pra cá, a corrida caiu no gosto dos brasileiros e é fácil encontrar algum amigo ou familiar que tenha se rendido ao esporte. Como toda atividade física, a corrida faz bem pro corpo e pra alma. Diminui a ansiedade, alivia o stress do dia a dia. E com uma vantagem: é uma atividade física de execução relativamente simples e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Quando a pessoa corre, o organismo produz substâncias como endorfina, serotonina e dopamina – o aumento da frequência cardíaca – durante o exercício, faz com que todo o organismo passe a absorver e utilizar mais oxigênio, tanto para os músculos quanto para o sistema nervoso central. As endorfinas executam um papel essencial no equilíbrio entre o tônus vital e a depressão – além de aliviarem a dor e causarem bem-estar. Elas colocam o organismo em um estado de relaxamento e também regulam a fadiga. E viciam! Tanto que muita gente relaciona a endorfina ao tal barato do corredor.

E, se você ainda não está convencido a colocar seu tênis e sair correndo por aí, listamos 7 bons motivos para te ajudar:

1.Espanta o stress: a corrida não é só benéfica por conta da parte física, ela também é capaz de melhorar algumas questões psicológicas. A prática regular diminui o stress, a ansiedade, aumenta a autoestima e previne a depressão.

2.Melhora a consciência corporal: a atividade demanda concentração e foco para que haja uma evolução. Sendo assim, correr estimula a memória e o raciocínio. São tantos os benefícios que a vontade de sair correndo é agora mesmo.

3.Fortalece o coração: uma das melhores coisas da corrida é o poder que ela tem de reduzir riscos de doenças cardiovasculares, além de melhorar a habilidade cardiorrespiratória.

4.Totalmente free: tem coisa melhor do que ficar com o shape mara sem tirar um único centavo do bolso? Com a corrida é assim, total grátis. Não há desculpa para não fazer.

5.Tonifica os músculos: quer diminuir a flacidez, a gordura corporal e ainda deixar músculos tonificados? Comece a correr! Com a prática recorrente, a tendência é que o corpo fique bem definido.

6.Melhora a circulação: além de todos os outros benefícios, correr faz tão bem para o corpo que aumenta o fluxo de sangue, melhorando até o funcionamento dos órgãos.

7.Acelera o metabolismo: quando se corre, há o aumento do hormônio responsável por controlar o metabolismo energético. Ou seja, a corrida é de muita eficiência para o gasto calórico.

Tags: corrida esporte qualidade de vida saúde stress

Veja mais