9 coisas para fazer antes de dormir que irão mudar sua vida

Uma boa noite de sono ajuda a relaxar, refletir e a ter dias mais produtivos


O que fazemos antes de dormir afeta diretamente a maneira como iremos acordar no dia seguinte e – indiretamente – até nossos pensamentos mais profundos.  Existem várias pesquisas sobre o tema. Um desses estudos mostra que estudar antes de dormir pode aumentar sua capacidade de guardar essas informações por mais tempo.

Enquanto algumas pessoas dormem com certa facilidade outras precisam de uma dose extra de esforço para relaxar e desligar-se do mundo exterior – mesmo que só por algumas horas. Ter uma rotina antes de dormir ajuda a ter noites de sono mais agradáveis e, consequentemente, estar mais disposto no dia seguinte.

Listamos 9 coisas que você pode fazer antes de dormir que irão te ajudar a ter dias mais produtivos e felizes.

1. Escreva três coisas boas que aconteceram no dia e três que não foram como você gostaria
Faça uma espécie de auditoria do seu dia. Reconhecer as boas notícias ajuda a tirar o foco dos problemas. Pense nisso como uma espécie de exercício de gratidão, para que você se lembre de agradecer tudo que tem. Por outro lado, observar o que deu errado é importante para realinhar suas estratégias. Isso leva 5 minutos, no máximo e tem um efeito surpreendente.

2. Faça uma lista de atividades para o dia seguinte
Ter uma ideia clara do que precisará ser feito num futuro próximo vai fazer com que você consiga dormir bem melhor. Uma lista clara e concisa dos compromissos do dia seguinte ajuda a “desconectar” dos problemas até a manhã seguinte. Afinal de contas, você já listou o que precisa ser feito e pode relaxar.  Isso também faz com que seu subconsciente continue trabalhando enquanto você dorme. Não se surpreenda se acordar com a solução de um problema que no dia anterior parecia uma missão impossível.

3. Organize tudo que irá utilizar amanhã
Muita gente acredita que antecipar algumas ações como escolher a roupa para o trabalho ou deixar o café da manhã previamente preparado ajudam a relaxar. Adiantar algumas tarefas do dia seguinte contribui para otimizar a rotina. Com o “básico” organizado, fica mais fácil gastar tempo no que realmente importa.

4. Um banho quente ajuda – e muito!
Nos dias em que você sentir que precisa de ajuda extra para se acalmar, um banho quente pode funcionar. Existe uma razão para que muitas pessoas tenham mais clareza dos seus pensamentos enquanto tomam banho.  A água tem um efeito calmante, o que deixa os pensamentos mais claros. Quem nunca teve “a ideia do ano” enquanto tomava banho?

 5. Alongue-se
Se ao final do dia, você se sente um verdadeiro zumbi, com dores no corpo e aquela tensão básica nas costas, talvez seja a hora de fazer um intervalo e apostar num bom alongamento antes de dormir. Reserve alguns minutos, escolha um lugar silencioso em sua casa e permita observar suas reações: como você está se sentindo fisicamente, qual parte do seu corpo está mais tensa, etc. O alongamento ajuda a aumentar sua consciência corporal e previne problemas físicos ligados ao stress.

6. Reserve tempo para as pessoas próximas
Uma das dicas do livro “O que as pessoas de sucesso fazem antes de dormir” (Laura Vanderkam) é conversar sobre o seu dia com alguém que seja importante para você. É uma excelente forma de aliviar o stress, refletir, trocar experiências e recarregar as energias. Reserve um tempo na sua agenda para amigos e familiares.  Quer jeito melhor de encerrar o dia?

7. Inclua a meditação na sua rotina
A prática vem ganhando cada vez mais adeptos entre grandes executivos e empreendedores. O segredo é incluir essa atividade em sua rotina. Somos bombardeados de informações e distrações o tempo todo e isso dificulta o foco no presente.  Experimente meditar antes de dormir, é uma excelente maneira de encerrar seu dia.

8. Visualize seus objetivos
Um dos hábitos mais comuns entre as pessoas de sucesso é visualizar seus projetos dando certo. Ao fazer isso, o caminho fica mais claro e essa imagem fica fixa na mente. Fazer isso antes de dormir, é ainda mais eficiente. Seu objetivo irá se consolidar no seu subconsciente durante sua noite de sono.

9. Organize-se para dormir tempo suficiente
Já ficou claro que pessoas de sucesso planejam seus dias e noites, incluindo o tempo de descanso. Elas sabem que o cansaço advindo de poucas horas de sono atrapalha a concentração nas atividades do dia a dia. E atrapalha a saúde também. A privação do sono está associada a problemas cardíacos, pressão alta, dentre outros. A National Sleep Foundation recomenda entre sete e nove horas de sono por dia para adultos. Ir para a cama sempre no mesmo horário também ajuda seu corpo a entrar no ritmo de descanso, o que torna o momento mais restaurador. Com o passar do tempo, o organismo entenderá quando é hora de relaxar e o adormecer será mais rápido.

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