Aplicativo “Meu INSS” reúne informações sobre benefícios

Serviço possibilita consulta de extratos, contribuições previdenciárias e demais informações do segurado

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) apresenta um novo portal que concentra grande parte dos serviços oferecidos pelo órgão. O “Meu INSS” tem o intuito de facilitar o requerimento de aposentadorias  e outros benefícios, como auxílio-doença, salário maternidade e auxílio reclusão. A ideia é aumentar gradualmente as funcionalidades do site e oferecer ainda mais serviços para o segurado.

Para ter acesso às suas informações, o segurado precisa preencher um formulário e aguardar o recebimento de um código de acesso (via SMS). Ao recebê-lo, ele precisa ligar na Central 135 para fazer a conferência dos dados. Se preferir, a confirmação pode ser feita numa agência do INSS.

A partir daí, ele tem acesso ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), onde estão os dados de sua vida laboral como quais foram suas empregadoras, os períodos trabalhados, salários recebidos e contribuições para Previdência Social.

No “Meu INSS” também é possível solicitar a cartão de concessão (documento com informações sobre o cálculo do valor do benefício e o banco responsável pelo pagamento), consulta de revisão de benefício e Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual. Os estudantes podem utilizar a ferramenta para baixar as comprovações necessárias aos processos de bolsas do PROUNI e recursos do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Quer ter acesso ao resumo das suas informações? Clique aqui.

Tags: aplicativo benefícios INSS previdência Previdência Social

Veja mais