Auditoria independente em fundos de pensão

Profissionais externos contribuem para a transparência das informações estratégicas das entidades

Além dos mecanismos de controle e auditoria internos, todo fundo de pensão deve ter suas demonstrações contábeis validadas por um auditor externo. A prática vem ganhando força dada a importância de validar informações contidas nas demonstrações financeiras, de modo a atender às necessidades dos participantes da EFPC e exigências dos órgãos de regulação e fiscalização.

O principal objetivo é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis da entidade. A opinião de um auditor independente irá validar se os números, de fato, representam a posição patrimonial e financeira do fundo de pensão. O processo pode ser realizado por pessoas físicas ou empresas, tanto nacionais quanto internacionais, e ter enfoques diferenciados.

Em geral, os métodos utilizados se assemelham aos dos auditores internos, diferindo apenas na profunidade e na extensão dos trabalhos. Ambos verificam se os mecanismos de controle internos são eficazes e eficientes e conferem segurança ao patrimônio da entidade. Ao mesmo tempo, verificam se o sistema contábil produz demonstrações adequadas da posição financeira e do resultado das operações.

Para a realização de uma auditoria independente , é necessário escolher um profissional  que não possua qualquer situação de conflito de interesses e nem se deixe influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos que resultem perda, efetiva ou aparnente de sua independência.

Recomenda-se que a escolha e contratação dos profissionais de auditoria independente inclua a aprovação dos honorários e a estruturação de um plano de trabalho. A entidade deve avaliar o desempenho das atividades e planejar a sua substituição periódica obrigatória. O Conselho Deliberativo da Entidade deve estar ciente de todos os serviços prestados pelos auditores independentes, de forma a evitar potenciais conflitos de interesses.

Fonte: Guia Previc – Melhores Práticas Contábeis para Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Tags: previdência previdência complementar

Veja mais