Como começar a operar na Bolsa sem perder dinheiro?

Investidor conta como perdeu tudo e dá dicas para evitar armadilhas

Olá, sou o Bo Williams. Queria compartilhar com você as 3 coisas mais importantes que descobri para me ajudar a ter excelentes resultados na Bolsa.

Minha história como trader (investidor), infelizmente, começou como a de muitas pessoas que resolvem entrar no mercado financeiro: perdendo muito dinheiro. Talvez esta tenha sido a pior derrota da minha vida… mas fique tranquilo: depois da tempestade realmente veio a bonança!

Comecei a trabalhar muito cedo, aos 10 anos, entregando jornal. Nos Estados Unidos, onde nasci, é assim. Depois fui jardineiro, garçom, estagiário na IBM e acabei me tornando engenheiro nuclear. Fui para a Marinha, onde “passeava” muito de submarino (mas não posso falar muito sobre isso).

Mas e a Bolsa? Calma que eu chego lá.

Depois da Marinha, entrei em uma empresa que vendia robôs industriais. Um contrato dessa empresa com uma companhia brasileira me trouxe até aqui. E acabei ficando e construindo uma família.

Naquela época, fim dos anos 1990, a economia estava mal. Não se vendiam mais muitos robôs e meu chefe quis me levar de volta aos EUA. Mas eu tive que dizer não. Já era um gringoleiro (um gringo brasileiro) e minha mulher não queria se mudar. Decidi ficar.

Ok, admito que até aqui minha história não é igual à de muitos. Mas agora é que eu começo a cometer todos os erros que os traders iniciantes cometem.

Deixei meu emprego na empresa de robótica e resolvi transformar algo que fazia nas horas vagas na minha ocupação: virei trader em tempo integral. Abri uma conta em uma corretora e coloquei 50 mil dólares lá. Comecei a operar e só me dava bem. Em três meses meu dinheiro mais que triplicou e eu já tinha 160 mil dólares! Isso me subiu à cabeça e é claro que eu pensei o óbvio: “Eu sou muito bom nisso!”; “Dominei o mercado!”; “É só continuar que fico muito rico em pouco tempo!”

Mas não era verdade. Eu caí na armadilha. O que tinha acontecido comigo, na verdade, era uma sorte de principiante. Em pouco tempo eu tinha perdido tudo que ganhei, e, como todo novato, eu tentei me recuperar do prejuízo e acabei perdendo mais ainda. É o que se diz no mercado: quem lucra na sorte devolve em dobro.

E é aqui que a lição realmente começa:

Essa foi uma derrota muito dura para mim, não vou mentir. Mas dela vieram lições muito valiosas que me trouxeram para o lugar onde estou hoje. Sorte de principiante não é habilidade operacional, por isso eu fui estudar e criei um trade system que me fez ganhar muito dinheiro.

Assim que comecei a me dedicar aos estudos nestas áreas, conheci a análise técnica e os gráficos. Estudei tudo sobre padrões e indicadores. Aprendi muito, mas não era o bastante. Os gráficos são importantes, mas ao operar eu descobri algumas coisas que se tornaram a base do PhiCube, o trade system que criei e que me ajudou a ganhar muito dinheiro para os clientes da Clear Corretora.

Pilares:

O comportamento dos preços é simples, mas nada intuitivo. É preciso pensar apenas em duas coisas: tendência e consolidação. A tendência nos dá dinheiro; a consolidação, nos tira.

O gráfico é importante, mas as estatísticas são mais: É claro que os gráficos trazem informações úteis, mas ter estatísticas baseadas em modelos matemáticos sólidos é o que faz os trades darem certo. Tais modelos são capazes de identificar movimentos de qualquer papel, em qualquer mercado, em qualquer tempo gráfico e em qualquer direção. Os modelos isolam suas operações do caos do mercado.

É preciso entender e se adaptar à psicologia do mercado: Só sobrevive na Bolsa quem sabe alinhar sua cabeça, seus pensamentos e suas emoções à matemática da Bolsa. Ela é simples e qualquer um pode dominá-la, mas vai contra a lógica que nós aprendemos na vida. Comprar barato e vender caro parece óbvio para você? Não é bem assim na Bolsa. Por isso é preciso mudar seu “mindset” para uma lógica totalmente nova.

Entendeu onde eu queria chegar? Não posso dizer que vencer no mercado financeiro seja fácil. Mas sim, É POSSÍVEL! Só que você precisa saber o que está fazendo. Eu aprendi esta lição do jeito mais difícil, literalmente rasgando dinheiro e comprometendo a minha paz de espírito.

O filósofo chinês Confúcio dizia que há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é a mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Leia também “5 Conselhos para quem vai investir na Bolsa de Valores”.

Fonte: InfoMoney

Tags: análise técnica armadilha bolsa de valores dinheiro mercado prejuízo trader

Veja mais