Confira alguns filmes que podem ajudar a organizar sua vida financeira

Especialistas indicam longas com boas histórias de endividamento e recuperação

Tem gente que torce o nariz só de ouvir falar em educação financeira ou economia. Mas saber mais sobre o assunto é fundamental para conseguir organizar as contas e para ter uma vida financeira estável, à prova de imprevistos. E é possível aprender um bocado sobre o tema, de um jeito muito prazeroso: basta selecionar um filme que fale sobre o tema. “Algumas tramas ajudam a abrir as mentes das famílias para a importância de utilizar bem o dinheiro, o que pode ser o primeiro passo para começar a promover mudanças no ambiente doméstico”, diz Rogério Nakata, planejador financeiro.

Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, quase todos os filmes podem contribuir para aumentar os conhecimentos sobre finanças. “A maioria deles tem como pano de fundo situações de ganhos, perdas e falências pessoais”, ressalta. A seguir, os dois especialistas indicam alguns longas que vão mais fundo nesse assunto. É só preparar a pipoca, garantir o seu lugar no sofá e aproveitar!

 

Até que a sorte nos separe 
A comédia conta a história de um casal que ganha na loteria e passa um tempo apenas gastando o dinheiro, na maior ostentação. O problema é que, por não saberem administrar a soma que receberam, eles logo se veem numa situação difícil outra vez. E você, entre uma gargalhada e outra, vai aprender mais sobre as consequências do descontrole nas finanças. “O filme mostra porque é tão importante fazer reservas sempre, principalmente quando os negócios vão bem”, diz Domingos.

À procura da felicidade
“Na tela, você vai acompanhar a luta de uma família que perde tudo o que tem, menos a esperança de vencer na vida”, conta Domingos. Na trama, o pai faz o possível para que o filho não deixe de acreditar em seus sonhos, apesar de todas as adversidades do caminho, a maioria delas ocasionada pela falta de dinheiro. É uma verdadeira lição de determinação, que comove quem assiste.

 

Os delírios de consumo de Becky Bloom
Na história, a personagem principal é uma consumidora compulsiva, que se envolve em uma série de problemas por conta disso. Ela fica endividada mas, mesmo assim, não consegue parar de comprar. “O ponto alto do filme, na minha opinião, é o que mostra a Becky dando a volta por cima, com disciplina e planejamento”, diz Rogério.

 

Amigas com dinheiro
Na trama, quatro amigas que não se desgrudam começam a ter problemas de convivência quando uma delas passa por dificuldades financeiras. Vale a pena ver e refletir sobre a importância do ter para ser na nossa sociedade atual.

Tags: : consumo educação financeira organização financeira Reinaldo Domingos

Veja mais