Conheça o atuário, um profissional presente na vida de todos

A cada dia, a atuação desse profissional se torna mais importante

O atuário é um profissional que, apesar de não ser muito conhecido, está presente na vida de todos nós. Esse especialista faz um trabalho extremamente importante: o de analisar, medir e administrar riscos e expectativas que afetam operações de seguros, previdência, planos de saúde, títulos de capitalização e investimentos. A cada dia, a atuação desse profissional se torna mais importante, principalmente nas empresas de seguros e nas administradoras de planos de previdência.

Os estudos da atuária dividem-se em dois ramos principais: um trata de questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O outro tem a ver com demandas de curto prazo, como os seguros de automóveis.

O que faz diferença para você
É o atuário quem estima, por exemplo, as possibilidades de danos e perdas, ou seja, os riscos, nas operações das seguradoras e assim determina o valor dos prêmios a serem pagos. No ramo previdenciário, é ele quem calcula quanto uma pessoa vai receber de renda complementar nos planos de previdência privada ou qual será o valor de seu benefício pelo INSS.

A Ciência Atuarial – objeto de estudo desse profissional – é uma especialidade bastante abrangente e exige o domínio de conceitos importantes envolvendo Economia, Administração, Contabilidade, Matemática, Direito, Finanças e Estatísticas.

Nas administradoras de planos de previdência, o papel do atuário vai além dos cálculos de aposentadorias ou outros benefícios. Esse profissional também pode atuar na elaboração do estatuto da entidade, no desenho dos planos de benefícios, na formulação da política de investimentos e dos planos de custeio, e ainda na concepção do regulamento dos planos.

São os atuários que definem as reservas que as instituições previdenciárias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios que serão pagos no futuro. Em uma situação de déficit atuarial, por exemplo, é o atuário quem define, por meio de modelos matemáticos, qual deve ser o valor das contribuições extraordinárias para equacionamento do déficit.

Tags: aposentadoria atuário economia fundo de pensão previdência profissional

Veja mais