Decifre as letras do seu extrato bancário e tenha controle sobre sua conta

Como entender o significado de cada sigla é muito importante, listamos as principais pra você!

Se cada vez que você tira um extrato no banco sente-se perdido entre aquelas siglas e números, você não está sozinho. Milhões de brasileiros têm as mesmas dúvidas que você.  Mas desvendar os mistérios do seu extrato bancário e não apenas se limitar a verificar as operações de débito e crédito é fundamental para manter as finanças pessoais em dia.

Existem dois tipos de extrato bancário: o comum, que você imprime por período ou vê na tela do caixa eletrônico, e o mensal consolidado, que recebe em casa, enviado pelo banco. Os dois trazem informações completas da movimentação da sua conta corrente no período. Neles, vêm descritos todos os saques, cheques, depósitos, transferências, pagamentos feitos no caixa eletrônico e pela internet, juros e limites de cheque especial, taxas administrativas cobradas pelo próprio banco, débitos automáticos e pagamentos feitos com cartão de débito, entre outros.

Todas as operações são classificadas por ordem crescente de datas. Ao lado de cada operação, você encontra siglas e números que têm como objetivo representar cada movimentação realizada.  Algumas são padronizadas, outras não. Em caso de dúvida, peça a orientação do seu gerente para conhecer melhor as abreviações das movimentações usadas pelo seu banco. Veja abaixo as siglas mais comuns, de acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban):

  C

  Crédito a compensar

  C/C

  Conta corrente

  D

  Débito a compensar

  DA

  Débito automático

  PAGTO/PGTO/PAG/PG

  Pagamento

  POUP

  Poupança

  SDO/SD

  Saldo

  SAQ/SQ

  Saque


Saldo inicial
Compare com o saldo final do mês anterior. Caso observe alguma diferença, fale com o seu gerente.

Saldo final 
No extrato, vêm impressos dois saldos: o real, que indica o quanto você tem verdadeiramente, e o saldo final, que corresponde à soma de seu saldo real + o cheque especial. É preciso tomar muito cuidado ao diferenciar os dois para não entrar no cheque especial sem querer.

Datas
Preste atenção ao período indicado no extrato, que dia começa e termina, e se falta alguma movimentação em algum dia. No final, você encontra os lançamentos que estão para cair nos próximos dias.

Encargos
São as despesas relacionadas à manutenção de sua conta. O valor varia de acordo com o pacote de serviços e as tarifas cobradas por seu banco. Não existe uma tabela fixa para isso. Para saber as taxas que cada instituição financeira cobra, consulte o site do Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros) da Febraban.

Tributos
IOF: sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, cobrada sobre operações de crédito, como os saques do cheque especial. O IOF é repassado ao Governo Federal pelo banco que concede o crédito.

Senhas
Muito cuidado com a sua. Não deixe que pessoas saibam a sua senha. Evite usar o serviço de Internet Banking em computadores públicos. E lembre-se de atualizar constantemente os programas de segurança de seu computador.

Você já analisou detalhadamente sua fatura? Imaginava ou tentava decifrar o significado das siglas? Saiba que entender direitinho o seu extrato pode te ajudar a economizar e a saber mais a respeito da sua saúde financeira.

Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

 

Tags: banco conta datas encargos extrato saldo sigla

Veja mais