Drible as altas temperaturas e evite o desperdício de alimentos

Algumas dicas fáceis de seguir evitam o desperdício – e prejuízos para o bolso

Em alguns períodos do ano, o consumo de alimentos leves, como frutas, verduras e legumes, aumenta bastante. Se o clima estiver quente, eles também são os mais indicados, já que são frescos, pobres em calorias e de fácil digestão. Mas as altas temperaturas inspiram cuidados na hora de armazenar, já que eles estragam com facilidade. Mas algumas dicas fáceis de seguir evitam o desperdício – e prejuízos para o bolso.

O primeiro passo é planejar bem as compras. “Com o clima quente, em geral, todos comem menos. Então, reduza a quantidade de itens que coloca no carrinho”, recomenda a nutricionista Larissa Martins Tanus, do Programa Alimente-se Bem, do Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo.

Outra dica é evitar a compra de frutas, verduras e legumes que já estejam machucados, amassados ou com manchas escuras. Se for para consumir no mesmo dia da compra, vale levar frutos maduros, mas não em excesso. Afinal, quando passam do ponto, eles perdem um pouco do sabor e textura característicos.

Geladeira neles!
O lugar ideal para conservar os alimentos frescos é a geladeira, cuja temperatura deve ser mantida em torno de 6º C. A baixa temperatura inibe a ação dos micro-organismos e retarda a decomposição do alimento. Porém, o ar frio demais deve ser evitado, já que pode prejudicar a conservação, queimando as folhas das hortaliças, por exemplo.

Frutas, legumes e folhas devem ser mantidos, de preferência, na prateleira mais baixa da geladeira ou mesmo na gaveta. Se for acondicionar os alimentos em saquinhos plásticos, guarde-os sem lavar, para aumentar a durabilidade. “Mas tenha o cuidado de fazer furos nos sacos plásticos para ventilar”, ensina a nutricionista.

Não deixe estragar
Se mesmo reduzindo a quantidade comprada e acondicionando da maneira correta você perceber que algum alimento está passando do ponto, a dica é aproveitá-lo em alguma receita rápida. Aí vão algumas ideias:

  • As frutas podem ser congeladas em pedaços ou fatias (com exceção da banana e do abacate). Basta colocá-las em embalagens próprias para congelamento, retirar o ar dos saquinhos e levá-las ao freezer. Dá para usá-las em uma infinidade de receitas de sucos, geleias e caldas para sorvetes.
  • Frutas também podem ser reaproveitadas para um delicioso frapê. Basta bater com leite ou sorvete de creme.
  • A banana madura pode virar uma deliciosa geleia ou calda. Basta levar ao fogo com açúcar e suco de limão.
  • Legumes e verduras qu jáá estão quase vencendo podem ser aproveitados em tortas, farofas e suflês.

Tags: alimentação desperdício saúde

Veja mais