Educador financeiro indica melhores investimentos até o final do ano

Reinaldo Domingos lembra que as aplicações devem estar de acordo com seus objetivos financeiros

Em um período de incertezas econômicas, com inflação e juros altos, poupar e investir dinheiro pode gerar segurança ao brasileiro nos próximos meses. Ter reservas para situações emergenciais e poupanças para atingir objetivos é importante, entretanto, se aplicado de forma desordenada, o dinheiro do trabalhador pode perder seu valor frente ao cenário econômico.

De acordo com o educador financeiro e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, antes mesmo de conhecer o mercado de investimentos, é importante reconhecer os seus principais objetivos. “O melhor investimento é sempre aquele que melhor se adeque aos seus sonhos. Quem deseja garantir uma aposentadoria tranquila pode poupar dinheiro e investir na previdência complementar, por exemplo”, orienta.

Tendo consciência dos objetivos, é importante conhecer um pouco de cada investimento disponível. A poupança, popular entre os brasileiros, é uma modalidade indicada apenas para pequenas quantias, a serem retiradas em um curto espaço de tempo. Apesar de isenta de cobrança de Imposto de Renda e de taxa de administração, ela gera um rendimento menor do que a inflação; ou seja, não valoriza o dinheiro frente aos preços dos produtos e serviços no Brasil.

Já a compra de Títulos do Tesouro Direto é um investimento que se destaca no cenário atual. Quem adquire tais títulos empresta dinheiro ao governo, que devolve com juros. Considerando a crise política e econômica que o país atravessa, essa é uma oportunidade para o investidor. É possível fazer investimentos com a partir de R$ 30 em corretoras ou em bancos autorizados.

O CDB (Certificados de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos de bom desempenho para poupar dinheiro para sonhos a serem realizados médio e longo prazo. Entretanto, diferentemente dos CDBs, as Letras de Crédito são isentas de cobrança de Imposto de Renda e podem ter o rendimento pré ou pós-estabelecido, opção esta de menor risco.

O educador financeiro destaca a importância de um investimento para garantir uma aposentadoria com conforto e segurança. “Depender do salário do INSS é um risco para os trabalhadores, pois com apenas eles dificilmente conseguirão manter seu padrão de vida. Atualmente, muitos aposentados continuam trabalhando ou dependem de familiares. Por isso é importante pensar no futuro e organizar as finanças para chegar até ele como tranquilidade”, orienta Domingos.

Neste momento, investir em ouro e em dólar não é indicado, considerando sua baixa instabilidade. O interesse no mercado de ações, por sua vez, precisa considerar os riscos do mercado e da liquidez das ações, além das taxas cobradas. É válido considerar o acompanhamento de uma corretora ou de clubes de investimentos.

A quem ainda não começou  a investir por falta de dinheiro, a orientação do educador financeiro é a diminuição de gastos. Com um diagnóstico financeiro, é possível conhecer suas despesas em detalhes e eliminar desperdícios e gastos supérfluos para direcionar o valor economizado à realização de sonhos. Em um período de crise econômica, manter seu dinheiro preservado, atualizado e rendendo é uma verdadeira conquista.

Por Reinaldo Domingos
(Educador Financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira.

 

*Os conteúdos deste portal têm caráter informativo e são produzidos pela empresa Engrenagem Virtual; não refletem necessariamente uma recomendação da Entidade.

Tags: CDB educação financeira finanças investimentos LCI tesouro direto

Veja mais