Exercícios ao ar livre: bom para a saúde e para as finanças

Antes de colocar os pés na rua, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação física

Caminhar, correr, pular corda, andar de bicicleta, skate ou patins ajudam qualquer um a sair do sedentarismo e o melhor: não custam nada. Se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo. O professor de educação física e personal trainer Bruno D’Orleans garante que praticar atividades ao ar livre pode ser tão ou mais estimulante do que exercitar-se em uma academia. “Esse tipo de treino é um compromisso com você mesmo, para o qual é necessário desenvolver uma boa percepção dos próprios limites e persistência para atingir os objetivos”, diz o professor. 

Preste atenção aos riscos

Antes de colocar os pés na rua, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação física. Com a ajuda dele, é possível saber se sua saúde está em dia e você não corre nenhum risco na prática do exercício escolhido. Para quem está sedentário há muito tempo, o cuidado deve ser dobrado. “Ao iniciar atividades físicas com maior intensidade, o corpo emite um sinal de alerta e pode até ´desligar´”, diz Milena Nogueira, personal trainer.  Um check up cardiovascular é fundamental.

Passeio no parque

Quem se exercita ao ar livre precisa pensar na roupa adequada, tênis, protetor solar e boné. Uma garrafinha de água para uma boa hidratação durante o treino. O personal trainer Leandro Evangelista, da Clínica Esportiva, explica que o horário e o lugar também devem ser considerados. “O ideal é realizar exercícios dentro de parques arborizados, onde a poluição é menor do que na rua. Quanto ao horário, o ideal é praticar esportes pela manhã, até às 10h e depois das 20h, quando a temperatura é mais amena”, finaliza.

Para quem não se sente seguro ou motivado a praticar atividades físicas sozinho, que tal reunir um grupo de treino no parque?  Em grupo, é possível até dividir o personal trainer e, assim, garantir um acompanhamento profissional com preço bem mais acessível.

Tags: atividade ao ar livre exercicio qualidade de vida

Veja mais