Filhos em idade escolar: como manter uma rotina que seja boa para toda família

Cuidar da rotina das crianças torna a vida mais tranquila para os pequenos

Para que nossas crianças e adolescentes cresçam sabendo a importância de ter uma vida organizada é necessário que percebam no dia-a-dia da família os benefícios de manter a rotina em ordem.

Quando os filhos estão em idade escolar, a organização se torna algo mais essencial ainda. Esquecer algum livro que será usado no dia, por exemplo, pode acabar rendendo muita dor de cabeça. Confira abaixo algumas dicas que te ajudarão a colocar a rotina da vida escolar, e consequentemente da casa, em ordem:

  • Insira a organização da mochila do seu filho ou filha na sua rotina noturna. Todos os dias, arrume a mochila e deixe-a pronta já na entrada da casa.
  • Faça um checklist de tudo o que precisa estar diariamente na mochila do seu filho. Lição de casa, livros, cadernos do dia, livros da biblioteca etc. Cada escola solicita materiais diferentes, então adapte às necessidades do colégio atual.
  • Deixe a lancheira pronta. Separe o lanche na noite anterior para não ficar procurando os itens na manhã seguinte e perdendo um tempo enorme, além de correr o risco de esquecer alguma coisa. Se o seu filho comprar o lanche na escola, já deixe o dinheiro separado. Algumas escolas trabalham com tickets, então você pode comprar uma quantidade para o mês inteiro e ir administrando diariamente.
  • Estabeleça uma rotina pós-chegada da escola. A criança almoça? Faz a lição? Vê tv? Lê um livro? Tenha uma rotina para que nada seja deixado de lado. Pode ser que a criança tenha outro curso (inglês, futebol, dança) e vá direto da escola ou fique por lá mesmo. Nesses dias, é necessário deixar uma troca de roupa para elas na mochila.
  • Anote em sua agenda as datas escolares importantes como provas e reuniões de pais.
  • Pague todas as mensalidades com antecedência, caso seu filho estude em uma escola particular.
  • Tenha um inventário de artigos escolares para verificar o estoque e providenciar itens novos, caso haja necessidade. Não deixe faltar nada no dia-a-dia do seu filho.
  • Instaure uma rotina de lavagem de uniformes para que seu filho nunca fique sem roupa para ir para a escola. Você pode querer ter um conjunto para cada dia da semana, para facilitar. Como sujam bastante, vale a pena lavar mais de uma vez por semana ou ter peças sobressalentes. Depende do seu tempo e de como organiza a lavanderia. Se precisar lavar todas as roupas somente uma vez por semana, então é melhor ter mais itens disponíveis.
  • Acompanhe de perto as atividades do seu filho na escola, para dar suporte à educação dele.
  • Estabeleça uma rotina de quem leva e quem busca a criança na escola, em que lugar pegará a criança e em que horário. Se a criança já volta sozinha para casa fique atento a alguns pontos:

- Se possível, oriente que ele vá para a escola em grupos;
- Explique que não devem aceitar carona de estranhos;
- Caso se sintam intimidados, aconselhe para que entrem em algum estabelecimento ou peçam ajuda a alguma autoridade policial que esteja perto;
- Eles devem evitar utilizar equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e iPods na rua;
- Caso ele leve o celular, poderá avisá-lo quando sair da escola e ao chegar em casa;
- Cuide para que ele tenha acesso aos números de emergência e contato do responsável direto
- É impossível estar 24 horas por dia perto dos filhos para protegê-los, mas você pode orientá-los para que fiquem o mais seguro possível na sua ausência.

Não é fácil! É muita coisa a ser feita e acompanhada, mas quem tem filhos sabe como é gratificante saber que estamos fazendo o melhor por eles. Cuidar da rotina escolar das crianças é nossa obrigação como pais e torna a vida mais tranquila para os pequenos, seja qual for sua idade.

Compartilhe com a gente um pouco da sua experiência com a rotina das crianças. Se conhece alguma dica que não foi citada no texto, deixe aqui nos comentários!

Fonte: Blog Vida Organizada e Allure Comunicação

Tags: casa economia doméstica educação escola filhos organização rotina

Veja mais