Já ouviu falar do cartão pré-pago? Ele pode te ajudar a fugir das dívidas

Esse meio de pagamento facilita a vida de quem precisa comprar no cartão, mas não quer assumir encargos extras

Se você tem dificuldade para controlar o quanto gasta mensalmente com o cartão de crédito, a solução que procura pode estar nesse texto. O cartão de crédito pode estar com os dias contados – pelo menos para os consumidores mais organizados e para os que querem assumir esse controle. Para eles, existem os cartões de crédito pré-pagos, que têm tudo para se tornarem mais populares nos próximos anos.

O cartão de crédito pré-pago pode ser usado em qualquer lugar que aceite o cartão de crédito tradicional, mas, ao contrário deste último, não gera boleto, parcelas a perder de vista e nem juros que, com o tempo, podem se tornar impossíveis de pagar. O valor utilizado é debitado na hora da conta corrente.

Esse meio de pagamento facilita a vida de quem precisa comprar no cartão, mas não quer assumir encargos extras. “Com um pré-pago é possível fazer compras pela internet, realizar reservas de hospedagens em hotéis e aproveitar outros tipos de promoções on-line. Além disso, ele pode ser usado em lojas físicas e até na hora de baixar aplicativos no smartphone”, explica o vice-presidente do Banco Bonsucesso, Frederico Penido.

Na prática, ele funciona como um celular pré-pago: você compra os créditos e consome de acordo com a quantia que usou para carregar. O cartão pré-pago ainda é mais seguro e muito mais fácil de administrar do que o de crédito. Por isso, é possível adquiri-lo sem comprovar renda e até se estiver no cadastro de inadimplentes de órgãos como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “De cada 10 pedidos de cartão de crédito, 7 são negados, pois existe muita burocracia para comprovar os dados. A aquisição do pré-pago é bem mais simples”, diz Penido.

Em relação ao dinheiro, os cartões pré-pagos também levam vantagem. “Eles são controlados por senhas pessoais e podem ser bloqueados em caso de roubo, furto ou perda”, afirma a advogada Hildelene Santos Bertolini, do Velloza & Girotto Advogados Associados.

Boa opção para mesada e pagamentos
Os cartões pré-pagos também são uma ótima opção para os pais administrarem a mesada dos filhos, especialmente os adolescentes. Nesse caso, quem for utilizar não terá como gastar mais do que tem e ainda aprenderá a lidar com esse tipo de recurso, conhecimento que será necessário mais tarde, quando ele tiver conta no banco, por exemplo. Outra vantagem é que os pais podem controlar tanto os valores quanto os estabelecimentos em que o filho gasta o dinheiro, por meio da conta online do cartão.

Pagamentos de empregados domésticos e outros prestadores de serviço também podem ser feitos com o cartão, sem que eles precisem abrir suas próprias contas correntes. “Metade da população economicamente ativa no Brasil não tem conta em banco, pois o custo das tarifas ainda é alto. Para pagar essas pessoas, o pré-pago é uma alternativa viável”, diz Penido.

Você já conhecia essa alternativa para o uso do cartão de crédito? Deixe um comentário aqui e compartilhe sua experiência com a gente.

Tags: cartão controle crédito facilita pagamento prática pré-pago

Veja mais