No Brasil os inadimplentes devem três vezes o valor do próprio salário

Estudo mostrou que podem acumular até 20 tipos de dívidas


Uma pesquisa recente revelou que é difícil traçar o perfil do inadimplente no país, mas deixou claro que a maior parte de suas dívidas foi feita nos últimos três anos, período marcado pela forte crise econômica e aumento da taxa de desemprego.

O estudo, realizado pelo Data Popular, a pedido da empresa de recuperação de crédito Recovery, mostrou que esse brasileiro deve, em média, três vezes o valor do seu salário e que pode acumular até 20 dívidas diferentes.

Segundo reportagem da Época Negócios, fatores como a disparada da inflação, escassez de crédito e juro alto formaram a combinação perfeita para o aumento dessa inadimplência (caracterizada por contas em atraso por mais de três meses). O Indicador de Inadimplência do Consumidor do Serasa Experian, mostra que, em 2017, o número de inadimplentes é o maior registrado nos últimos cinco anos.  "Não é que o brasileiro está se endividando além da conta, é justamente o impacto da crise, com o desemprego em nível recorde. Não é que ele não quer pagar - ele não tem dinheiro", diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Inadimplente

Como dito acima, a pesquisa realizada pela Recovery mostrou que o inadimplente não tem um perfil. Um quarto dos endividados pertence à classe alta e 40% têm ensino superior, sendo que 10% são pós-graduados. Na média, cada brasileiro inadimplente tem três dívidas acumuladas, que somam R$ 8.370. Apesar de a maioria dos inadimplentes ainda estar trabalhando, foram o aumento do desemprego e a queda na renda que turbinaram a escalada do atraso nos pagamentos.

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados apontaram o desemprego como o grande vilão por não estarem em dia com as contas. Outros 19% disseram não ter renda para pagar a dívida, sendo que 27% deles pertencem à classe baixa. A pesquisa mostrou ainda que 36% dos inadimplentes não sabem o tamanho de sua dívida, dado preocupante, que revela a falta de conhecimento e educação financeira dos brasileiros.

Embora 79% dos entrevistados deva mais para os bancos, é no comércio que o número de dívidas per capita é maior. São 2,59 dívidas por inadimplente.

Tags: dívidas empréstimo inadimplentes inflação juros

Veja mais