Número de pessoas que querem investir está crescendo no país

Bolsa de Valores e Tesouro Direto estão entre as apostas dos brasileiros

Com a economia do país em ritmo de recuperação, a busca por investimentos com rendimentos mais interessantes tem sido um caminho trilhado por muitos brasileiros. Esse movimento ajuda a explicar o aumento da popularidade de algumas aplicações, como o mercado de ações e os títulos públicos.

A Bolsa de Valores, por exemplo, já foi bastante considerada um investimento exclusivo para pessoas com alto poder aquisitivo. Essa realidade está mudando e o mercado de ações vem conquistando cada vez mais adeptos.

Em 2002, o número de pessoas físicas em atividade na Bolsa brasileira somava cerca de 85 mil. Agora em 2017, já são 575 mil pessoas cadastradas. O recorde histórico registrado no último ano, pode contribuir para que esse número cresça ainda mais nos próximos meses.

O publicitário Diego Ribeiro fez cursos online e presenciais para se tornar um bom investidor após perceber o potencial da Bolsa de Valores. Hoje em dia, ele revela ter resultados excelentes. “Conte com ajuda especializada desde o início. Já consigo identificar algumas boas oportunidades por conta própria, mas não abro mão de ter um suporte técnico para me orientar em momentos desafiadores. Eu quero investir na Bolsa com segurança sempre”, explica.

Diego resolveu começar a investir em ações em 2016, quando ficou mais claro para ele os bons retornos que investir na Bolsa pode proporcionar. No ano passado, a Bolsa de Valores superou todas as demais modalidadese foi considerada o melhor investimento do ano, com rentabilidade nominal de 38,93%.

Para Márcio Placedino, analista e planejador financeiro com certificado CFP, a crescente vontade  dos investidores brasileiros de explorar novas possibilidades vem sendo impulsionada pela preocupação de manter a saúde financeira em momentos adversos.

“Com o país buscando sair da recessão, manter o controle financeiro se tornou fundamental. Além disso, os investidores estão mais dispostos a encontrar opções de investimento mais rentáveis para fazer o dinheiro render de verdade”, explica Márcio Placedino.

Tesouro Direto também conquista adeptos

Segundo a consultoria em investimentos Toro Radar, outra modalidade que tem crescido no conceito de muitos brasileiros é o Tesouro Direto. O programa foi criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em conjunto com a BM&Bovespa e permite a compra de títulos públicos federais através da internet.

A segurança, o baixo custo e a rentabilidade são alguns dos motivos que causaram o aumento da popularidade do investimento. Em 2016, o programa superou as expectativas ao registrar 1 milhão de investidores cadastrados para adquirir títulos públicos. No comparativo anual, o crescimento entre outubro de 2015 e o mesmo mês de 2016 foi de quase 75%.

Agora em 2017, o programa ligado ao governo federal não para de surpreender. As emissões de novos títulos pelo Tesouro Direto totalizaram US$ 2,65 bilhões em março. Segundo informações do Tesouro Nacional, este é o maior valor já registrado na série histórica do programa.

Apenas em março de 2017 foram 72.530 novos investidores inscritos no Tesouro Direto. E outra boa notícia é que as mulheres foram a maioria deste número. O público feminino representou a maior parte das novas contas, com 68,6% das inscrições realizadas no mês de março. Isso significa que quase 50 mil mulheres se cadastraram no programa apenas no terceiro mês do ano.

Ao todo, o programa já possui mais de 1,3 milhão de participantes inscritos. Segundo dados oficiais, o crescmento do número de investidores do Tesouro Direto ultrapassa os 86% nos últimos 12 meses.

Thayná Coutinho, professora universitária, faz parte destes números expressivos. Ela começou a investir há pouco tempo em títulos públicos e pretende explorar novas possibilidades de investimentos em breve. “Não sabia por onde começar, então procurei informação na internet com especialistas. Hoje invisto no Tesouro Direto e, no futuro, eu quero investir na Bolsa de Valores também”, afirma.


Fonte: Toro Radar (Assessoria)

 

Tags: bolsa de valores dinheiro investimentos perfil de investidor planejamento financeiro tesouro direto

Veja mais