Pessoas de 80 anos agora têm prioridade em relação aos demais idosos

O projeto de lei aprovado pelo Senado altera o Estatuto do Idoso


Já é de conhecimento de todos que pessoas com idade superior a 60 anos têm prioridade no atendimento de suas necessidades, porém, uma lei sancionada recentemente pelo presidente Michel Temer, garante que pessoas com mais de 80 anos têm preferência em relação aos demais idosos.

O parágrafo 5º do artigo 71 define que, "dentre os processos de idosos, dar-se-á prioridade especial aos maiores de oitenta anos". Devido ao fato de que a partir dos 80 anos as pessoas têm mais dificuldade de locomoção e ficam com a saúde ainda mais fragilizada.

O projeto de lei aprovado pelo Senado altera o Estatuto do Idoso, que trata dos diretos das pessoas com idade a partir de 60 anos. A preferência valerá para processos judiciais e em atendimentos de saúde, que não envolvam situações de emergência.

 “Dentro dos idosos tem um segmento mais vulnerável”, explicou a relatora do projeto, senadora Regina Souza (PT-PI). “Como a lei diz que é a partir dos 60, todo mundo chega e usa a prioridade, independente de observar se atrás tem uma pessoa com mais de 80”, disse.

Tags: Estatuto do Idoso preferencial prioridade