Por que o brasileiro ainda investe pouco no mercado financeiro?

Falta conhecimento afasta investidor de boas opções para multiplicar seu dinheiro


Sabe aquela máxima “na prática a teoria é outra?”. Ela poderia ser perfeitamente utilizada para explicar o mercado financeiro no Brasil. Se diante de uma plateia, um especialista pergunta ao público quem gostaria de aplicações que garantam um bom retorno financeiro, certamente ouviria um sonoro “sim”. No entanto, se fosse conversar reservadamente com cada um dos presentes, descobriria que a grande maioria das pessoas ainda sente certo receio de aplicar seu dinheiro em certos investimentos, mesmo sabendo que o retorno poderia ser mais interessante.

Com o passar dos anos, o brasileiro vem, aos poucos, perdendo o medo de ingressar no mercado financeiro. No entanto, os números ainda são bem modestos. Levantamento feito pela Empiricus Research mostra o Brasil possui 500 mil investidores cadastrados na Bolsa de Valores e 1,2 milhão no Tesouro Direto. Isso nos coloca atrás dos países desenvolvidos e de alguns países sul-americanos, como a Colômbia, que tem mais de 3 milhões de investidores no mercado de ações.

A mesma pesquisa mostrou que 26% dos entrevistados disseram não terem conhecimento suficiente acerca da economia e do mercado financeiro e, por isso, evitam aplicações de alto risco. A falta de informações acaba levando o brasileiro para investimentos mais seguros, no entanto, com menor rentabilidade, com a poupança que, nos últimos anos, rendeu menos que a inflação.

Quero começar a investir? Por onde começo?

A decisão de investir parte do seu dinheiro é um importante passo para sua estabilidade e, quem sabe, independência financeira nos próximos anos. Não existe investimento perfeito ou sem risco. O ideal é pesquisar as opções disponíveis no mercado e buscar aquela que mais se adequa aos seus objetivos financeiros.

Quer saber que tipo de investidor você é? Faça o teste aqui!

http://www.bemprobolso.com.br/teste/voce-sabe-que-tipo-de-investidor-voce-e

Você também pode se interessar por: Especialista dão dicas de investimento para cada etapa da vida
http://www.bemprobolso.com.br/noticia/especialistas-dao-dicas-de-investimento-para-cada-etapa-da-vida

Tags: bolsa de valores educação financeira investimentos poupança tesouro direto

Veja mais