Produtividade em baixa? Confira ferramentas que podem te ajudar

Todo mundo quer ser mais produtivo e eficaz como profissional

Medir a produtividade é algo bastante relativo, depende da cultura organizacional e do projeto. Cada cenário apresenta diferentes prioridades e objetivos. No entanto, é possível ter ferramentas que auxiliem o profissional em busca de maior produtividade, melhorando a organização, priorização e gestão das atividades. Entenda quais as ferramentas podem te ajudar a ser mais produtivo.

Todo mundo quer ser mais produtivo e eficaz como profissional. Seria excelente se houvesse algum tipo de receita ou fórmula da produtividade, onde cada passo fosse bem detalhado e descrito, garantindo assim o bom resultado. Desta forma, todos seríamos produtivos apenas seguindo esta fórmula milagrosa, mas infelizmente não é assim que acontece.

No entanto, há ferramentas que vão te ajudar a organizar melhor seu dia, te lembrar do que realmente é importante e mostrar se você está realmente sendo eficaz.

Ser produtivo é relativo

No mundo corporativo quanto mais você produzir, melhor. Mas os parâmetros comparativos mudam de acordo com a cultura organizacional, projeto e cliente.

Geralmente os projetos variam a medida de valor de acordo com o prazo de entrega, o escopo e o valor investido. Em projetos onde o prazo é muito desafiador geralmente há uma priorização muito focada do que precisa ser feito. A eficácia com que entregamos estes tipos de trabalho é que nos torna produtivos.

Em outro cenário, onde há um investimento de tempo e dinheiro maior, geralmente há um requisito de qualidade altíssimo. Nestes casos o indicador de produtividade muda, a qualidade é mais importante que o tempo e custo do projeto.

Ou seja, a produtividade não é um conceito absoluto, depende do cenário em que se está inserido.

A primeira atitude necessária para começar a ser mais produtivo é ter uma certa organização nas tarefas diárias. Sem o planejamento adequado seu dia pode virar um caos e você pode ficar com aquela sensação de que você não fez o que deveria ter feito.

Isto é normal, porque muitas pessoas vão te interromper pedindo aquela ajudinha, seu chefe de repente vai te trazer uma tarefa rápida e urgente. Organizar o que de fato é mais importante em ordem de prioridade é essencial para manter seu foco no que realmente importa e conseguir ter produtividade no dia a dia.

Ferramentas

Para te ajudar nesta organização diária o Wunderlist é uma excelente ferramenta.

Através dela é possível criar tarefas e agendá-las por meio de um calendário, assim você terá o controle do que precisa ser feito e quando. Além disso, ele trabalha com listas separadas, onde você pode organizar, por exemplo, atividades do projeto ou algum outro tema que tenh interesse.

Outra opção, é o Hashtrack uma ferramenta de gestão de tempo que controla sua produtividade em tarefas específicas ou projetos. Você pode usá-la como ferramenta para medir sua produtividade pessoal ou de toda sua equipe.

Ela funciona basicamente através de um cronômetro que mede o tempo de atividade em cada item que você está trabalhando. Ao final você pode ter uma boa noção de quanto aquele projeto está consumindo em horas e dinheiro para sua empresa.

O Trello é uma ferramenta colaborativa onde você consegue organizar atividades, distribuí-las com a equipe e monitorar de forma visual o andamento das tarefas.

Para isso o Trello usa um esquema de separação em quadros, listas e cartões. Cada cartão representa uma tarefa dentro de uma lista, assim é possível criar várias tarefas numa lista chamada “Itens pendentes” e organizar tudo dentro de um quadro. A vantagem do Trello é a gestão visual que ele imprime, tudo fica muito visível e fácil de achar.

Para ter um nível de produtividade acima da média é necessário buscar uma performance superior. Ter hábitos de organização, disciplina e foco ajudam muito nesse desafio diário que é manter-se produtivo.

As ferramentas de produtividade estão cada vez mais eficientes e disponíveis no mercado, seja através de serviços online ou até mesmo como aplicativos de celular, a sugestão que fica é testar todas para saber quais se adequam mais ao seu perfil.

Fonte: Dino

Tags: aplicativos carreira produtividade tecnologia trabalho

Veja mais