Reduza o consumo sem abrir mão da internet no celular

Confira algumas dicas para usar melhor seu pacote de dados e evitar surpresas no fim do mês

A ordem do dia é estar conectado. Em casa, no trabalho, com os amigos, sempre é hora de trocar mensagens, postar fotos e filmar os momentos engraçados do cotidiano para compartilhar nas redes sociais. E haja internet para isso!

Se você não tem um pacote de dados ilimitados, precisa ficar atento ao consumo diário para evitar surpresas na sua conta telefônica ou até mesmo ter seu acesso à internet suspenso. À medida que os dados são consumidos, a velocidade diminui. Isso sem falar que, quanto mais dados são consumidos, a velocidade de navegação é reduzida.

O erro mais comum - que tem impacto direto na conta ou no saldo dos créditos do celular – é a contratação de dados diários que as operadoras oferecem. Para não ficar sem acesso à internet, o consumidor acaba aceitando a oferta e paga uma taxa extra por isso. O especialista em planejamento financeiro, Jansen Costa, alerta que estes pequenos gastos podem prejudicar o orçamento. “Minha recomendação é não fazer essa contratação de maneira recorrente. O custo extra é de duas a três vezes mais caro do que o oferecido no pacote padrão”, esclarece.

A dica dos especialistas é encontrar um pacote que atenda suas necessidades e caiba no seu bolso. Com pacotes personalizados, o caminho é analisar seu perfil e, se for caso, pedir a troca do plano ou mudar de operadora de telefonia. Outro conselho é controlar seu consumo durante o mês com a utilização de ferramentas ou aplicativos de contagem de dados.

Além disso, quem não abre mão de estar “conectado”, deve seguir algumas dicas:

Precisa compartilhar agora?
Tudo bem que é muito legal dividir as coisas legais que encontramos por aí com nossos amigos e familiares. Tirou uma foto incrível? O post no Facebook ou Instagram pode esperar um pouco. Não precisa compartilhar de imediato. A dica é esperar um ambiente com wi-fi. “Ele” precisa ser seu melhor amigo.

Dê um “stop” nos vídeos!
Uma das maneiras mais rápidas de consumir seu plano de dados é fazer streaming de vídeos. Assistir ao vídeo que um amigo postou de um show no YouTube ou no Facebook pode trazer problemas. Novamente: espere até voltar para uma rede wi-fi. A regra vale para qualquer outro aplicativo com conteúdo audiovisual.

Resgate seu cartão de memória:
A trilha sonora do dia a dia também é uma vilã. Um aplicativo de streaming de música pode consumir toda sua cota em um piscar de olhos. Dez minutos de música a partir de uma conexão 3G, consomem, em média, 5MB de dados. Copie suas músicas preferidas num cartão de memória para não abrir mão de boa música a caminho do trabalho ou da academia.

Não se “perca” com mapas em tempo real
Sabia que é possível chegar até seu destino sem utilizar a internet móvel? Algumas aplicações de navegação de fabricantes de GPS possuem mapas e pontos de interesse pré-definidos, que são armazenados na memória do aparelho e não dependem de conexão. O problema é que esses aplicativos ocupam muito espaço no celular. Quem não abre mão de consultar os aplicativos, pode evitar usar a visão de “satélite” no mapa, bem como informações de trânsito em tempo real e o “Street View”.
 

 

Tags: celular consumo orçamento seu dinheiro

Veja mais