Seu dia não está rendendo? Anote estas dicas

Tempo é dinheiro, então saiba usá-lo da melhor forma

Tempo é dinheiro. A frase foi dita pelo físico Benjamin Franklin há quase 300 anos, mas continua atual. O tempo, nos dias de hoje, é um bem extremamente precioso e é preciso saber usá-lo para ter produtividade no trabalho e aperfeiçoar-se constantemente. “Muita gente gasta tempo demais com televisão quando poderia estar lendo, estudando, fazendo um bom curso para progredir ainda mais”, alerta o economista pela Universidade de São Paulo, Roberto Macedo.

E para quem tem dificuldade de organizar-se e planejar-se, para fazer todas as tarefas caberem no espaço de um dia, há inúmeras estratégias que podem ajudar. Quem dá as orientações é Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade.

Faça uma agenda

A ferramenta é essencial para listar tarefas, organizar compromissos em ordem de prioridade e ainda anotar metas e projetos. “É impossível administrar seu tempo com base na memória”, afirma o especialista, um dos autores do livro “Mais tempo, Mais dinheiro” (Editora Sextante).

Planeje toda a semana

Conforme for marcando compromissos, anote-os na agenda. E acostume-se a verificá-la todo domingo ou toda segunda-feira de manhã, para ter uma ideia de como será a semana. Segundo Barbosa, não adianta planejar um dia por vez, é preciso ter uma ideia geral dos compromissos a curto prazo para saber, por exemplo, quais tarefas poderão ser adiantadas ou adiadas, se necessário.

Estabeleça objetivos

Estabeleça suas metas. Seja realista, específico e defina as atividades que realmente irão ajudá-lo a alcançar cada objetivo. Mas tente não estabelecer um número excessivo de metas. Isso pode tirar o seu foco e fazer com que não consiga atingir nenhuma delas.

Saiba dizer não

Avalie se realmente pode admitir mais tarefas além das que já estão sob sua responsabilidade e, ao perceber que não pode, não tenha medo ou receio de negar o pedido. “Se você aceitar tudo, sua agenda ficará lotada com prioridades de terceiros e sobrará pouco tempo para você cumprir aquilo que planejou”, afirma Barbosa.

Organize seus e-mails

Se não tiver tempo de ler suas mensagens imediatamente, separe-as em pastas como: amigos, trabalho, lazer ou tarefa. Assim, quando tiver uma brecha, saberá quais precisa ver com mais urgência.

Mantenha sua casa e seu trabalho arrumados

“Um ambiente bagunçado é um convite para a improdutividade”, alerta Barbosa. Ele sugere estabelecer um dia na semana para organizar cada ambiente. “Arrumar tudo em apenas um dia é muito cansativo e as chances de você desistir no meio são grandes”, diz o especialista.

Tags: carreira Christian Barbosa gestão do tempo planejamento Roberto Macedo

Veja mais