Tá difícil controlar os gastos? É hora de fazer uma planilha

Confira algumas dicas do que não pode faltar na sua!

A melhor forma de organizar suas finanças, sair das dívidas e economizar ou fazer o dinheiro render é controlar melhor seus gastos diários e mensais. Na internet, é possível achar várias tabelas ou aplicativos que irão se adequar ao seu estilo de vida. Eles possuem fórmulas que calculam os gastos automaticamente logo após o preenchimento das células. Para quem quer algo mais personalizado, é possível criar a sua própria tabela usando o Excel e deixando anotado tudo o que vai ser gasto ao longo dos dias. Confira algumas dicas do que não pode faltar na sua planilha:

1. Controle todos os gastos do mês

Utilize planilhas de contas a pagar e valores a receber, assim você anotará todos os seus gastos e todos os seus ganhos. A planilha possibilita que você anote o item, a data de vencimento, o valor e o status do pagamento, mantendo um controle completo de suas contas.

2. Estabeleça prioridades

Verifique o que é essencial e o que é dispensável em seu orçamento pessoal, assim você evita comprometer sua receita com compras que não pode pagar e não se enche de dívidas. Além disso, o dinheiro que você deixa de gastar em itens supérfluos pode ser investido.

3. Estabeleça metas

Como não podemos prever o futuro, é necessário mantermos uma reserva de contingências para eventuais imprevistos, como uma doença ou um acidente de carro.

4. Aprenda a utilizar o cartão de crédito

Ao estabelecer prioridades e metas, o seu orçamento pessoal começa a tomar forma e enxergar o seu futuro financeiro fica mais fácil. Com isso, você também aprende a utilizar o cartão de crédito. Ao contrário do que muitos pensam, não é proibido utilizá-lo, mas é necessário sabedoria. Ao parcelar, avalie quanto de sua renda ficará comprometida no próximo mês e se você realmente tem a capacidade financeira para contrair esta dívida.

5. Planeje os seus gastos

Aprenda a fazer compras. Ou seja, avalie se o impacto que tal compra terá nas suas despesas e se suas receitas comportam a compra de um novo carro, por exemplo.

Como você pode perceber, um dos segredos para que o seu orçamento pessoal funcione é o controle. Registre todas as despesas e receitas realizadas e previstas, sempre avaliando o impacto de seus gastos no orçamento. 

Tags: controle financeiro orçamento planejamento planilha

Veja mais