Tem medo de viajar sozinha? Essas dicas foram feitas para você!

A plataforma Worldpackers desenvolveu um Guia para encorajar as mulheres que querem viver essa experiência


Viajar sozinho é sempre uma experiência enriquecedora, seja qual for o destino escolhido, mas pode ser também uma ideia assustadora para algumas pessoas. Para as mulheres, o medo do desconhecido pode ser um empecilho maior, afinal, os cuidados com a segurança devem ser reforçados.

Pensando nisso, a plataforma Worldpackers, que possui 600 mil viajantes cadastrados, de mais 93 países diferentes, criou uma campanha para incentivar as mulheres a viajarem sozinhas e dividirem suas experiências usando a hashtag #ITravelAlone.

O projeto desenvolveu o Guia Definitivo da Viajante Independente, disponível em três idiomas, para auxiliar no aumento da autoconfiança feminina e ajudar as mulheres a levarem menos em consideração perguntas desencorajadoras como: "você não tem medo de ir sozinha?", "esse país não é muito perigoso para mulheres?", "seu marido não vai com você?". "Todos nós da Worldpackers queremos ajudar as mulheres a dar novos significados à essas duas palavras (viajar sozinha). Afinal de contas, viajar sozinha, sendo mulher, é possível se você tiver as ferramentas certas e autoconfiança para seguir seus sonhos", explica o manual.

Confira algumas das dicas disponibilizadas no Guia:

Escolha um bom seguro viagem

Após decidir o destino e cuidar de toda a documentação necessária, chegou a hora de escolher um seguro viagem. Dependendo da opção escolhida, ele pode cobrir desde a própria viagem até cuidados médicos e odontológicos. Analise a duração da cobertura, a proteção dada a seus itens pessoais e quais atividades estão asseguradas, caso queira praticar esportes radicais, por exemplo.

Fazendo as malas

Deixe sua bagagem o mais leve possível. Lembre-se também que é necessário deixar as mãos livres para segurar mapas, celular ou câmera. Priorize o que realmente precisa, leve roupas básicas, fáceis de serem combinadas entre si. Não se esqueça de um bom cadeado, principalmente se estiver compartilhando a acomodação.

Transporte

Escolha de qual maneira deseja se deslocar e conheça muito bem o seu caminho. Verifique mapas e os horários do transporte antes de sair de onde está hospedada. Evite ao máximo parecer que está perdida em um país diferente, isso te transformará em um alvo fácil. O site Inspirock pode te ajudar a escolher o transporte que usará. Caso sinta-se insegura ao pegar um Uber ou taxi, o Guia dá uma dica: fale para o motorista que ele se parece muito com um amigo, em seguida, pergunte se pode tirar uma foto dele e envie para alguém que confie. Você ficará mais aliviada.

Caronas

O risco em pedir caronas é sempre maior para as mulheres, mas isso não deve ser uma barreira caso queira usar essa opção de transporte. Sua viagem é uma excelente oportunidade de enfrentar seus medos. Mulheres costumam ajudar umas às outras, portanto, pode ser fácil conseguir carona de uma, ou até mesmo de uma família.

Dinheiro 

É mais seguro ter mais de uma forma de pagamento, mesmo que tenha uma só de preferência. Pergunte sempre na recepção de onde está hospedada se determinado caixa eletrônico é seguro, caso queira fazer algum saque. Nunca conte dinheiro na frente de estranhos. Mantenha seus artigos de valor em carteiras ou pochetes e deixe seu dinheiro em diferentes lugares, como em sua mochila e nécessaire.

Sinta-se segura

Lembre-se que é necessário estar atenta em uma viagem, assim como se mantém no dia a dia. Quando estiver andando à noite, sozinha, priorize lugares abertos e movimentados. Busque respeitar e entender as tradições locais, isso evitará que entre em situações complicadas, assim como vestir-se adequadamente, de acordo com a cultura em questão, evitará que se pareça tanto com uma turista.

Ande sempre com um cartão que tenha seu endereço e número de telefone de onde está hospedada, caso se perca saberá para onde voltar.

Viajar sozinha não significa estar sozinha

Há milhares de mulheres que viajam sozinhas e querem compartilhar essa experiência, ofereça companhia caso ela esteja perdida ou conheça pouco do local e dê dicas de situações que já tenha vivido. É importante ajudar outras mulheres que ainda não se sentem confiantes para essa aventura. As redes sociais também podem ser uma ótima maneira de pedir e passar informações relevantes. Tenha a mente aberta para novas experiências e fará uma viagem incrível!

Gostou das dicas? Para baixar o manual completo da Worldpackers clique aqui.

Tags: confiança coragem malas mulher segurança viagem

Veja mais