Truques para comer bem em restaurantes e gastar pouco

Se você tem o hábito de almoçar fora durante a semana por exemplo, pode estar caindo em várias ciladas

Quem faz boa parte das suas refeições fora de casa precisa ficar atento para não acabar gastando mais do que deve em restaurantes e lanchonetes. Confira as ciladas mais comuns que podem surgir nesses tipos de estabelecimentos e saiba como passar bem longe delas! As dicas são de Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, e do educador financeiro Mauro Calil.

Se você come pouco:

Evite frequentar restaurantes de preço único ou que oferecem só o prato feito, pois provavelmente você irá pagar muito mais do que o justo pelo que está consumindo. Prefira um restaurante por quilo.

Se você come em restaurante à la carte:

Não deixe de perguntar ao garçom a quantas pessoas a porção serve e, se for o caso, divida com um colega. Assim, não corre o risco de pedir mais pratos do que o necessário e ajuda a evitar o desperdício de comida e de dinheiro. “Não se esqueça de que as porções não são padronizadas e mudam de restaurante para restaurante. Por isso, não deixe de se informar a respeito”, aconselha Maria Inês.

Se você come sozinho:

Procure não pedir aperitivos, saladas ou qualquer outro prato além do principal. Isso porque, além de encarecer a conta, é muito provável que você desperdice boa parte dos alimentos. “Deixe para beliscar quando for almoçar acompanhado de amigos. Assim, vocês dividem a porção e a conta”, sugere Calil. 

Se você muda de restaurante com frequência:

É bom checar os preços antes de se sentar para comer, para não ter surpresas desagradáveis. Além disso, é preciso considerar que, quanto mais novidades houver para experimentar, maior será o estímulo para se exceder na quantidade e, no fim das contas, gastar mais. Então, se o seu objetivo é economizar, prefira um estabelecimento de qualidade, com preço justo, para o dia a dia. Deixe os locais mais caros para as ocasiões especiais.

Se você consome muita bebida

Prefira comprar no supermercado e tomar na volta do almoço. Se não for possível, compre apenas uma unidade, pois o custo das bebidas em restaurantes pode ser quase o triplo do valor normal. Daí, se você consome muito, pode acabar pagando mais pela bebida do que pela comida. O que, claro, é um péssimo negócio.

Se você come em restaurante por quilo

Evite consumir alimentos muito pesados, como frituras e massas. Além de serem menos saudáveis, eles irão aumentar, e muito, o preço do seu prato.

Tags: almoçar bebida ciladas comer economia lanchonete refeições restaurantes

Veja mais