Você conhece seus deveres como participante do seu plano de benefícios?

Estar bem informado é essencial para aproveitar ao máximo seus benefícios e evitar prejuízos

Sendo participante de um plano de previdência complementar, você já deve ter dado pelo menos uma olhadinha no regulamento dele. Afinal, estar ciente das regras é um dever do participante.

Estar bem informado é essencial para aproveitar ao máximo seus benefícios e evitar prejuízos. Por isso, relembre alguns dos seus direitos e deveres aqui, mas não deixe de conferir o regulamento sempre que for necessário.

Deveres – evite prejuízos

Mudou de endereço ou telefone? Avise em 30 dias!

Você tem o dever de comunicar à instituição seus novos contatos dentro de 30 dias, a contar da mudança que ocorreu. Para isso, precisa apresentar documentos que comprovem o novo endereço.

Mantenha seu cadastro atualizado

Além de informações de contato, você também precisa avisar à instituição qualquer mudança, como casamento, divórcio ou nascimento de um filho. A falta dessas informações atualizadas impede o cálculo correto dos benefícios e também pode gerar problemas na hora do pagamento para os herdeiros no caso de morte do participante.

Pague em dia e evite o cancelamento do seu plano

Para não ter a inscrição cancelada, você precisa pagar as mensalidades em dia, sem deixar de fazer suas contribuições nem atrasar por três meses consecutivos. Caso você viva essa situação, a instituição lhe enviará uma notificação, dando um prazo para liquidar o débito. Se isso não for cumprido, seu plano será cancelado.   

*Consulte o regulamento do seu plano.

Tags: participante plano de benefícios previdência

Veja mais